Em várias construções só é iniciado o processo escolha de telhas e telhado quando a edificação já está quase concluída, mas, o ideal é que isso seja planejado desde o início do projeto, tendo em mente sua inclinação e o tipo de telha. É importante seguir as recomendações do fornecedor, já que isso evita incômodos com relação a mudanças de tempo, ventanias ou excesso de calor, assim como seu processo de instalação, fixando as bordas das telhas na estrutura do telhado.
-Verificar a inclinação do Telhado;
-Telhas possuem informações sobre o grau de inclinação indicado para elas. “Se usar uma com mais ou menos inclinação do que o indicado para o telhado, pode entrar calor, água ou vento”, ressalta a designer Marlene Krenzinger. “Por exemplo, se a telha exige uma inclinação de 5%, caso ela seja instalada em 40%, será arrancada facilmente pelo vento”, complementa;
-Observe se o produto possui homologação pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
-Analisar o tipo de telha que combina mais com o estilo da construção e o formato que o telhado possui. Em situações normais isso é definido previamente pelo arquiteto, considerando o projeto e sua estética;
-A qualidade do material, uma vez que isso pode inferir na sua durabilidade.
-É indispensável contratar profissionais que entendam de estruturação de coberturas, encaixes e fixação das telhas;
-Atenção para os diferentes tipos de revestimento. Enquanto a resina é utilizada para dar brilho ou semi brilho nas telhas, o silicone tem apenas como função não absorver água, enquanto o esmalte muda a cor das telhas.
-A bordas devem ser fixadas. “As de cerâmica por exemplo, se uma borda levanta acaba levando todas as outras junto”, alerta o arquiteto João Antônio Friedrich.
-Outro ponto de atenção é rendimento por metro quadrado das telhas, pois atualmente cada telha de cerâmica possui seu rendimento prórpio (10,5; 11,5; 12;13;15;16 pç/m²)
O arquiteto João Antônio Friedrich explica que o vento arranca telhados inteiros pois ele gera uma área de sucção e vácuo. Isso não tem relação com o tipo de telha utilizada mas, sim, à construção incorreta da estrutura. “Tem que ter tirantes que reforçam internamente”, esclarece. A estrutura do telhado tem de estar bem fixada na estrutura da construção. O material precisa ser de boa qualidade e cada telha precisa ter suas bordas fixadas.
Nós da Acapulco Telhas temos ampla variedade de telhas, com qualidade aprovada e profissionais para auxiliar no processo de compra. Você pode conferir todos os nossos produtos clicando aqui.